Pneumática: (derivado do termo grego: πνευματικός (pneumatikos que significa "fôlego", "sopro")) é um ramo da ciência e tecnologia, que faz uso de gás ou ar pressurizado.
Pode ser utilizado numa gama alta de aplicações como freios de
caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas,
pulverizações. Sua aplicação ajuda a libertação do operário de operações
repetitivas, possibilitando o aumento do ritmo de trabalho, aumento de
produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
Vantagens
Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.
Redução dos custos operacionais. Robustez dos componentes pneumáticos. A
robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente
insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do
próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de
operação. São de fácil manutenção. Facilidade de implantação. Pequenas
modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar
comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos
controles pneumáticos.
Resistência a ambientes hostis. Poeira, atmosfera corrosiva,
oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente
prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa
finalidade.
Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.
Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas,
tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no
próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.
Limitações
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o
trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para
evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores
desgastes nas partes móveis do sistema. Os componentes pneumáticos são
normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa.
Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros
sistemas. Assim, não é conveniente o uso de controles pneumáticos em
operação de extrusão de metais. Provavelmente, o seu uso é vantajoso
para recolher ou transportar as barras extrudadas. Velocidades muito
baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas
propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos
(hidráulicos e pneumáticos).
O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se
obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é
um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera.
Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios
de escape.
(Wiki)
Até o proximo update!
UPDATE: 05/03/2012 - Apostila / slides conceitos importantes - Fabricio Bertholi Dias
UPDATE: 05/03/2012 - Normatização - ISO1219-1, ISO1219-2 e ISO/DIS14617-5
Normatização:
Para trabalharmos com Pneumática e hidráulica, antes de tudo, devemos conhecer a diagramação e funcionamento das vávlulas. Tal diagramaçãoobedece a uma norma ABNT, que pode ser encontrada neste link.A elaboração desta norma teve com base as NORMAS ISO1219-1, ISO1219-2 e ISO/DIS14617-5. Todas as anteriores foram reunidas e adaptadas para formar a nossa NBR.
Simbologia:
Utilizam-se diversos sistemas e convenções de símbolos em todo o mundo, oficialmente reconhecidos por corpos standard. O mais comum utilizado é ISO1219-1. Os símbolos encontrados nesta lista, estão em conformidade geral com as normas industriais japonesas (JIS) em muitos casos, não existe diferença entre os símbolos de circuito JIS e ISO.
Imagens retiradas do Catalogo SMC
Em breve publicarei um artigo sobre as principais
simbologias e suas aplicações, utilizando o FluidSIM.
DGandra